Navigation:  Strato 10 >

Apresentação

Return to chapter overviewNext page

_bm0

 

O Strato é um software ERP - Enterprise Resource Planning, desenvolvido especialmente para empresas de construção civil. Estruturado em módulos, o Strato atende aos principais processos que envolvem a gestão de construtoras e incorporadoras. Esse sistema da Esquemátika é composto por módulos que atendem à gestão de suprimentos (compras e estoques), passam por controles financeiros como contas a receber, contas a pagar e contas correntes – bancos (financeiro), chegando até o controle do processo de vendas (comercial). Está disponível para processamento utilizando os mais avançados bancos de dados disponíveis no mercado, permitindo a integração, via internet, dos canteiros de obras ao escritório central.

 

O Strato é composto por  10 módulos;

 

FINANCEIRO: Processa o fluxo de caixa da empresa e de cada empreendimento de forma integrada com o custo da obra. Emite cheques e produz relatórios gerenciais sobre fluxos financeiros, contas a pagar e receber, entre outros recursos. Principais Relatórios: Fluxo de caixa por obra e consolidado da empresa, mapa de despesas por obra, mapa de receitas da obra, relatório de contas a pagar e receber por período, emissão de cheques e cópia de cheques, emissão de boleto bancário e nota fiscal, balancete e movimento bancário, demonstrativo de evolução de resíduo, mala direta, caixa diário.

 

COMERCIAL: Opera com qualquer índice de reajuste financeiro, organiza e controla o processo de incorporação e venda de empreendimentos, emite boletos com código de barras e acompanha os pagamentos. Apoia o atendimento de vendas e o acompanhamento dos clientes, preparando e emitindo tabelas de preços dos imóveis, propostas e contratos. Promove a gerência e o controle das comissões dos corretores. Ajuda na apresentação dos empreendimentos com vídeos e imagens geradas pelo software ArCon, exibidas no próprio ponto de venda.

Principais Relatórios: Propostas, estoque de unidades, comissões de corretores e escala de plantão de vendas.

 

SUPRIMENTOS: Solicita e organiza as cotações, apresentando melhores oportunidades e preços. Faz a análise das necessidades de compra, com base no cronograma da obra (que pode ser gerado pelo módulo Orçamento), guardando o histórico de compras e apresentando como referencia o último preço pago. Controla as compras de forma integrada ao Orçamento, acompanha permutas, disponibilizando a análise dos custos orçados versus o realizado.

Principais Relatórios: Análise da necessidade de compra, análise de orçado x realizado, fornecedores x insumos, preços de insumos históricos, análise de cotações, pedidos emitidos, pendentes e concluídos.

 

ORÇAMENTO: Elaboração de orçamentos, base de preços, base de insumos, permite importar qualquer modelo de orçamento através das opções "Copiar" e "Colar" agilizando a edição de orçamentos e gerar cotações de preços do orçamento.

Principais Relatórios: Planilha do orçamento, Cronograma físico financeiro, planilhas de composições, Orçado x Realizado, etc.

 

ESTOQUE: Controla o estoque central e todos os demais locais de armazenamento de uma construtora, identificando necessidades de compra com tabela de preços e dados de inventário. Contribui com a economia do capital de giro sugerindo quantidades e tempos para aquisição e até mobilização de equipamentos.

Principais Relatórios: Posição de estoque, movimentação, requisições, de materiais por período ou obra, localização de equipamentos, solicitações e baixas.

 

FATURAMENTO: Emite notas de prestação de serviços, de transferências de materiais, de simples remessa e de devolução. Gerência os contratos de medição da construtora e de empreiteiros, permitindo o lançamento de várias medições por contrato, destacando o executado em percentual, quantidade e valor. Controla descontos de impostos ou taxas e gera a emissão da folha de medição, emissão de cobrança CNAB.

 

MÃO-DE-OBRA: Emite notas de prestação de serviços, controla lançamento de horas trabalhadas, provenientes de lançamento de cartão ponto, controla produção de horas trabalhadas por empreiteiro, emite prestação de contas à empreiteiros pagos por horas. Principais Relatórios: Prestação de contas ao empreiteiro, Movimento de horas, funcionários.

 

AVALIAÇÃO: Permite realizar a avaliação do fornecedor através de regras pontuação dentro dos padrões do sistema de qualidade.

 

FORNECIMENTO: Permite que o cliente e fornecedor possam registrar suas solicitações de fornecimento de materiais e serviços.

 

DIÁRIO DE OBRA: Diário de obra é um documento usado por construtoras e incorporadoras para registrar informações importantes sobre cada dia de atividade na construção de um empreendimento. Nele, é anotado tudo o que aconteceu de importante na construção em um determinado dia: os serviços feitos, os equipamentos utilizados, as condições do clima, problemas na execução de serviços, etc.